20160501

수업 20: Números pt. 1 | 숫자 1부

여러분 안녕하세요?
Hoje vamos dar uma respirada e dar uma folguinha pra vocês de partículas e apresentaremos um grupinho de palavras essencial não só no coreano, como em qualquer língua. Por haver dois tipos diferentes deles, usados em ocasiões diferentes, vamos dividir o estudo deles em duas partes.

시작해 볼까요?


Seja qual for a língua os numerais são palavras extremamente importantes, pois o tempo todo estamos em contato e precisando expressar contagens e as quantidades das coisas ao nosso redor. No português temos os números cardinais (um; dois; três; quatro; cinco etc.), mas também temos um segundo tipo que acabamos esquecendo, os números ordinais (primeiro; segundo; terceiro; quarto; quinto etc.).

No coreano também temos dois grupos diferentes de números, mas o que os diferenciam são a origem de cada um deles: um deles é puramente coreano, e o outro grupo é derivado do mandarim e o chamamos de números sino-coreanos. Assim como no português cada tipo é usado em ocasiões diferentes. Que tal conhecermos o primeiro grupo?


Os números puramente coreanos são usados na contagem de diversas coisas, por isso são muito necessários. Eles são basicamente divididos em grupos de dezenas, como veremos a seguir, e uma curiosidade, por geralmente usarmos eles apenas para contarmos quantidades menores, eles vão apenas até o 99.

As unidades básicas

숫자
한글
발음 소리
숫자
한글
발음 소리
1
하나
6
여섯
2
7
일곱
3
8
여덟
4
9
아홉
5
다섯
10

Depois para formarmos as dezenas seguintes basta somarmos o + (outra unidade básica).

숫자
한글
숫자
한글
11
열하나 ( + 하나)
16
열여섯 ( + 여섯)
12
열둘 ( + )
17
열일곱 ( + 일곱)
13
열셋 ( + )
18
열여덟 ( + 여덟)
14
열넷 ( + )
19
열아홉 ( + 아홉)
15
열다섯 ( + 다섯)



Agora se quisermos formar o grupo de cada uma das outra dezenas precisamos conhecer o nome de cada uma delas (que nos números coreanos puros possuem nomes próprios), e usar a mesma construção que usamos com o .

숫자
한글
숫자
한글
20
스물
30
서른
21
스물 하나
32
서른둘
23
스물셋
34
서른
25
스물다섯
36
서른여섯
27
스물일곱
38
서른여덟

Outras dezenas

숫자
한글
발음 소리
숫자
한글
발음 소리
40
마흔
70
일흔
50
80
여든
60
예순
90
아흔

E assim podemos formar os 99 números coreanos puros que usamos normalmente para a contagem, apesar de existirem mais, esses são usados normalmente apenas até o 99.


Alguns desses números sofrem uma pequena alteração quanto utilizados para contar algo, esses são:

하나 ____________
___________
__________
__________

Assim como todas as dezenas compostas por eles:

스물하나 __________ 스물한
서른둘 __________ 서른두
마흔셋 ___________ 마흔세
쉰넷 ___________ 쉰네


Assim como a dezena 20 (스물) isolada:

스물 ____________ 스무



Vamos explicar melhor como usamos estes números para contar as diversas coisas num post futuro com bastante detalhes, mas lembrar dessas leves alterações é muito útil. Não se esqueçam de deixar sua dúvida ai nos comentários que responderemos o mais rápido possível, e nos desculpem pela demora pelo post, atrasamos dois dias ㅠㅠ essa semana foi puxada, mas não deixamos de postar por que sabemos que pra vocês os posts são de suma importância.

E MUITO OBRIGADO a todos os leitores do blog que nos concederam 3000 VISUALIZAÇÕES ao longo desses 5 meses, ficamos demasiado felizes com esse feito, não esperamos que teríamos tanto retorno assim.
감사합니다.

2 comentários:

  1. Obrigado vocês, sempre que eu posso divulgo o blog para quem está começando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +FLS que isso a gente que agradece pelo apoio, não sabem a felicidade que é ver que vocês gostaram do nosso trabalho

      Excluir