20160306

수업 9: Conjugação dos verbos no presente part. 2 | 현재 시제 동사 활용 2부



안녕하세요 여러분?

Se prestaram bem atenção na lição anterior ensinamos como conjugamos os verbos num modo informal e adicionando ~ a ele, conjugamos de uma forma mais educada. Mas e quando temos que falar com alguém não apenas educadamente, mas também de modo formal, como fazemos? Para isso conjugaremos o verbo de uma forma diferente, e é isso que veremos no post de hoje, além de conhecer casos de verbos irregulares.

시작해 볼까요?



Embora o ~ que ensinamos a vocês na lição passada tenha um tom educado e possamos usar com desconhecidos, existe momentos onde precisamos ser FORMAIS, quando estamos num ambiente formal, falando com alguém muito mais velho, ou alguém superior a nós hierarquicamente, como nosso chefe, professor, Presidente etc.

Ao falarmos com essas pessoas ou nessas ocasiões usaremos outro modo de conjugar os verbos, usaremos as terminações ~ㅂ니다/ 습니다.



O modo de usarmos essas conjugações para conjugar os verbos no tempo presente são muito simples e quase sem exceções, basicamente funciona assim:

*Adicionamos ~ㅂ니다 aos verbos em que sua raiz termina em vogal, ou seja, sem Batchim.

보다 (Ver) _________________________ + ㅂ니다 = 봅니다
가다 ______________________________ + ㅂ니다 = 갑니다
하다 ______________________________ + ㅂ니다 = 합니다
크다 (Ser/Estar grande) _______________ + ㅂ니다 = 큽니다

*Adicionamos ~습니다 aos verbos terminados em consoante, ou seja, com Batchim.

먹다 (Comer) _______________________ + 습니다 = 먹습니다
좋다 (Ser/Estar bom) _________________ + 습니다 = 좋습니다


Entretanto existe uma exceção à regra comum de uso dessa conjugação, os verbos onde a raiz termina com o Batchim "". Nesse caso, o vai desaparecer, e assim ㅂ니다 se liga a ele, e não 습니다 como seria originalmente.

:
알다 (Saber, conhecer, entender) _______ ____ + ㅂ니다 = 압니
살다 (Viver, morar) __________________ ____ + ㅂ니다  = 삽니다

Agora uma característica diferente das conjugações que vimos na lição anterior, essa finalização formal,

~ㅂ니다/습니다 é usada apenas em AFIRMAÇÕES.



Assim como no português, embora haja conjugações comuns, seguidas pela maioria doa verbos, existem verbos que fogem a elas, e esses são os verbos irregulares. Agora iremos conhecer as anomalias existentes nas conjugações que vimos na lição passada.


Verbos em que a raiz termina em ~르다 possuem uma pequena irregularidade. Ao invés de seguirem a regra comum, debaixo da última sílaba antes do ~ adicionaremos um ~ e então aplicamos a regra:
*Caso essa vogal onde o foi adicionado for ou , mudamos o para ();
*Caso seja qualquer outra  vogal mudamos para (), ambas apenas em modo polido e informal

:
모르다 (Não saber/Não conhecer) _____________ 모르 ____ + () = 몰라()
마르다 (Ser/Estar seco) _____________________ 마르 ____ + () = 말라()
서두르다 (Apressar-se) _____________________ 서두르 ___ 서둘 + () = 서둘러()


Os verbos em que a raiz termina em ㅅ다, sofrem uma pequena anomalia, eles apenas perdem o da raiz apenas em modo polido e informal, e são conjugados normalmente, mas atenção!! Nesse caso não podemos abreviar a conjugação final.

:
짓다 (Construir, montar) _____________________ ______ + () = 지어()
낫다 (Estar/Ser melhor) ______________________ ______ + () = 나아()



ALGUNS VERBOS em que a raiz termina em ㅎ다, uma anomalia vai ocorrer, o vai desaparecer, e a vogal da raiz vai tornar-se "()" ( e em um caso) apenas em modo polido e informal. Isso ocorre na verdade porque esses verbos são derivados de verbos que originalmente  eram compostos por 하다.

빨갛다 (Ser/Estar vermelho) __________________ 빨갛 _____ 빨개()
파랗다 (Ser/Estar azul) ______________________ 파랗 _____ 파래()
노랗 (Ser/Estar amarelo) _____________________ 노랗 _____ 노래()
하얗다 (Ser/Estar branco) ____________________ 하얗 _____ 하얘()



Essa anomalia é uma anomalia especial, ela atinge apenas OS VERBOS DESCRITIVOS, então tomem cuidado para não conjugar um verbo de ação usando essa regra. Nessa anomalia, o na raiz do verbo vai se transformar em um apenas em modo polido e informal, e por isso vai ser seguido de um () seguindo a regra comum:

아름답다 (Ser/Estar belo) ___________________ 아름답 __ 아름다우 + 어요 = 아름다워()
춥다 (Ser/Estar frio *apenas para clima*) _______ ______ 추우 + () = 추워()
덥다 (Ser/Estar quente *apenas para clima*) ____ _______ 더우 + () = 더워()



Essa irregularidade, é daqueles verbos onde a raiz termina em ㄷ다, não atinge todos os verbos com essa característica, por isso, tomem cuidado, e decorem aqueles que passam pela mudança! Nessa anomalia o , na hora da conjugação, se torna um apenas em modo polido e informal, e o resto da conjugação segue a regra comum.

:
듣다 (Ouvir) _____________________________ _________ + () = 들어()

Mas alguns verbos, como o 닫다, não seguem essa anomalia, sendo então um verbo regular:

닫다____________________________________ + () = 닫아요



Bem pessoal por hoje é só, e assim terminamos de falar de verbos e suas conjugações, revisem o quanto for necessário e tentem conjugar outros verbos que vocês verem, ou melhor tentem descobrir a forma original do verbo que vocês verem. Qualquer dúvida nos contate nos comentários que responderemos o mais rápido possível. Até o próximo post pessoal. 안녕히 계세요.

2 comentários:

  1. No exemplo: 알다 (Saber, conhecer, entender) _______알 ____ 아 + ㅂ니다 = 압니나 . Não seria 압니다 em vez de 압니나 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigido, nos desculpe, é tanta formatação pra chegar nesse formato que acabamos não percebendo esse tipo de erro, obrigado ela a ajuda +FLS

      Excluir