20160313

수업 11: Querer | 원하다 및 -고 싶다



여러분 안녕하세요?
Hoje iremos ensinar a vocês algo muito útil para o vocabulário de qualquer um, como expressar sua vontade em coreano. Em português usamos o verbo "querer" nesses casos, já no coreano usamos algumas estruturas e verbos, como o ~ 싶다 e o 원하다 que veremos nessa lição.

시작해 볼까요?


Quando queremos expressar nosso desejo sobre algo usamos no português o verbo "querer". Frases como "eu quero beber leite" ou "quero um carro" são exemplos disso. Já no coreano teremos jeitos diferentes de expressarmos isso, dependendo de duas coisas: se aquilo que queremos é uma coisa, ou seja, um substantivo, ou uma ação, ou seja, um verbo.


Quando aquilo que queremos é alguma coisa; um objeto, uma pessoa, ou qualquer coisa do tipo, basta usarmos o verbo 원하다 que significa literalmente "querer". O objeto da frase será aquilo que queremos. Veja alguns exemplos:

예문/
저는 자동차를 원해요.
Eu quero um carro.

책을 원해.
Quero um livro.

Embora seja correto, essa forma não é tão usada em conversações e mostraremos um modo mais natural com a auxílio da estrutura que ensinaremos a seguir.


Já quando queremos expressar a nossa vontade de fazer alguma coisa, o uso direto do 원하다 não é possível, e pra isso usaremos a estrutura - 싶다.

Ela é composta pela partícula verbal ~ que ensinaremos numa lição futura mais o VERBO DESCRITIVO 싶다. Isso mesmo, pode parecer estranho pra nós, mas a palavra que equivale ao nosso "querer" é considerado um verbo descritivo/ adjetivo em coreano.

E como usamos essa estrutura? Bastar ligar a "raiz" do verbo que queremos ao ~ do ~ 싶다, e conjugarmos apenas ele.

/
가다 /Ir/ ____________________ 가고 싶다 /Querer ir/
나는 가고 싶어요.
Eu quero ir.

울다 /Chorar/ ________________ 울고 싶다 /Querer chorar/
울고 싶어요.
Quero chorar.

마시다 /Beber/ _______________마시고 싶다 /Querer beber/
우유를 마시고 싶어.
Eu quero beber leite.

먹다 /comer/ _________________ 먹고 싶다 /Querer comer/
먹고 싶어요?
Você quer comer?

Mas uma observação muito importante sobre essa estrutura é que não podemos usá-lo na terceira pessoa, ou seja, para falar daquilo que "ela/ele" quer fazer. Pra isso  usaremos ~ 싶어하다.

예문/
운동()하다 /Fazer exercícios/ _________ 운동() 하고 싶어하다
그사람은 운동을 하고 싶어해요.
Ele quer fazer exercícios.

보다 /Ver, assistir/ ____________________ 보고 싶어하다
그녀는 영화를 보고 싶어해.
Ela quer assistir um filme.


Dentre todos os verbos que podemos ligar ao ~ 싶다, dois deles são muito comuns, utilizados em frases como estruturar fixas, e que vocês verão muito. Estes são:

보고 싶다
Além do seu uso original como "querer ver", essa expressão formada por 보다 (ver) + 싶다, é geralmente utilizada para dizermos que sentimos falta, sentimos saudade de alguém ou algo (algo vivo geralmente). Logo se quisermos dizer "sinto sua falta", poderíamos dizer "너를 보고 싶어", que como já devem saber, significa literalmente "eu quero te ver".
Mas também aproveitando essa expressão podemos explicar a vocês uma coisa curiosa sobre o 싶다. Pelo 싶다 ser um verbo descritivo, ele faz com que a estrutura "verbo + 싶다" possa ser interpretada de duas maneiras:

*O verbo de ação liga-se a ele com toda sua oração ligada a ele, nesse caso ele continua sendo um verbo de ação, e a frase pode então ter um objeto.
Exemplo: 너를 보고 싶어!

*Podemos interpretar essa estrutura também de outra forma, ao ligarmos o verbo de ação ao 싶다 eles se tornam apenas um, nesse caso o verbo então se torna um verbo descritivo seguindo o 싶다 ligado a ele, e então aquilo que normalmente seria o objeto dessa frase se torna o sujeito.
Ex.: 네가 보고 싶어!

O modo como você vai interpretar a estrutura é da sua vontade, pois as duas formas têm sentido idêntico, sem qualquer mudança. Logo, 너를 보고 싶어 = 네가 보고 싶어.

가지고 싶다
Embora usar o 원하다 ensinado anteriormente seja correto, um modo mais comum de dizermos que queremos algo é usando a expressão 가지고 싶다, ou 갖고 싶다 (갖다 é uma forma abreviada de 가지다). Formada pelo verbo "가지다" (Possuir, ter) + 싶다. Podemos usar essa expressão sempre que falamos sobre querermos ter algo, e é muito mais comum em conversações do que o 원하다.

예문/
저는 자전거를  가지고 싶어요.
Eu quero uma bicicleta.

자동차가 갖고 싶어.
Eu quero um carro.

그여자는 책이 갖고 싶어해요.
Ela quer um livro.

컴퓨터를 가지고 싶어?
Você quer um computador?


동사 | Substantivos
자동차 /cha.don.cha/ ______ Carro, Automóvel            자전거 /cha.jeon.geo/ _______ Bicicleta
컴퓨터 /kheom.phyu.theo/ __ Computador



Bem pessoal por hoje é só, esperamos que esse post tenha ajudado vocês, qualquer dúvida comenta aí embaixo que responderemos o mais rápido possível. E um graaaaaaaaande gigante Obrigado aos nossos leitores, você que tá lendo esse post, pelos 2K de views no blog 박수 쳐줘요ficamos muito muito felizes em saber de que tanta gente veem nossos posts, fazemos eles pra vocês, até o próximo post pessoal e 너무 감사합니다.


Nenhum comentário:

Postar um comentário