20160228

수업 7: Introdução aos verbos + 하다 | 동사와 형용사 입문서



여러분 안녕하세요?
Se você vem acompanhando lição por lição deve ter reparado que até agora demos os verbos em suas formas prontinhas nos exemplos sem dar qualquer detalhe ou explicação sobre eles. Nessa lição vamos começar a explorar os verbos, algumas características, seus tipos e uma composição comum deles, aqueles formados por ~하다.

시작해 볼까요?



Como vocês já devem saber, verbos são aquelas palavrinhas que indicam ações, estados, etc. e podem mudar de forma dependendo do tempo, pessoa, modo ao que se referem, essas são as chamadas conjugações. Os verbos no coreano possuem muitas características bem diferentes dos nossos verbos, e é nelas que vamos focar aqui.


A primeira coisa que temos que notar é que TODOS os verbos no coreano na sua forma básica, "infinitiva", independente de qualquer coisa, terminam em ~.

:
가다_______ Ir                                                          보다_______ ver
먹다_______ Comer                                                  마시다_____ Beber

E caso retiremos esse ~, encontramos a raiz desses verbos.

:
Raiz de가다 _______
Raiz de보다 _______
Raiz de먹다 _______
etc.


Outra coisa especial do coreano e que devemos saber pra entendermos uma porção de coisas da língua é que os verbos coreanos podem ser divididos em alguns tipos. Para que vocês entendam melhor vamos explicar sobre os dois tipos mais comuns de verbos: os "verbos de ação" e os "verbos descritivos” ou “adjetivos".

Verbos de ação | 동사

Os verbos de ação são aqueles verbos que, como o nome diz, indicam ações, movimentos, verbos que têm alguma atividade envolvida.
Logo, 가다 (ir), 오다 (vir), 보다 (ver), 먹다 (comer) e 마시다 (beber) são considerados "verbos de ação".

Verbos descritivos | 형용사

Já os verbos descritivos são usados no coreano para expressar qualidades ou características de alguma coisa, ou seja eles funcionam como nossos adjetivos, porém diferente dos nossos adjetivos eles tem estrutura e são conjugados como verbos, por isso eles podem ser chamados tanto de verbos descritivos como adjetivos, porém recomendamos a primeira opção, pois existem adjetivos na língua coreana que não são conjugáveis.

:
예쁘다_____ ser/estar bonita
덥다_______ ser/estar quente ou calor (clima)
춥다_______ ser/estar frio (clima)
맑다_______ ser/ estar claro
맵다_______ ser/estar apimentado
작다_______ ser/estar pequeno

Perceba que todo verbo descritivo pode significar tanto ser como estar uma determinada característica, na prática sabemos qual deles o verbo se refere pelo contexto.

*Outra observação muito importante sobre os verbos descritivos e que vocês não podem esquecer é que "nunca se usa partícula de objeto numa frase onde o verbo é um verbo descritivo, pois nesse tipo de frase NÃO EXISTE UM OBJETO".

Além de tudo isso que vocês precisam saber sobre os verbos, tem um deles muito importante e usado pra muitas, muitas coisas no coreano. Esse verbo é o 하다.


Embora seu significado original seja apenas "fazer", ele é muito usado para CRIAR NOVOS VERBOS. Mas como os coreanos usam o verbo 하다 para criar verbos?

Pra isso, existem vários substantivos (e alguns advérbios também) coreanos, que podem ser de origem coreana pura, mas também podem ser derivados de línguas estrangeiras (como o mandarim na maioria das  vezes ou do inglês), que unidos com o verbo 하다 se tornam um novo verbo.

:
사랑 (amor)                                           사랑 + 하다 = 사랑하다 _______ Amar
요리 (prato /comida/, culinária)           요리 + 하다 = 요리하다 _______ Cozinhar
청소 (limpeza)                                      청소 + 하다 = 청소하다 _______ Limpar, fazer faxina
(palavra, fala)                                   + 하다 = 말하다____________ falar
공부 (estudo)                                        공부 + 하다 = 공부하다 _______ Estudar
etc.

Além desses existem outras centenas ou milhares de substantivos que unidos ao 하다 formam novos verbos, mas atenção!! Não são com todos os substantivos que podemos fazer isso, existem substantivos específicos usados nisso.

Como modo alternativo verbos feitos por 하다 podem ser expressos também colocando "substantivo + / + 하다" sem qualquer alteração de sentido.

:
사랑하다 _________ 사랑을 하다
말하다 ___________ 말을 하다
공부 하다 ________ 공부를 하다
청소하다 _________ 청소를 하다
etc.



É isso aí pessoal, por hoje é só (finalmente né), mesmo que em momentos diferentes, cada uma dessas características serão muito importantes no aprendizado de coreano de vocês, afinal o verbo é a parte mais importante da frase na língua coreana, então é bom entendê-las bem e não esquecer de nadinha, revisem o quanto precisarem e qualquer dúvida deixem nos comentários que logo responderemos.

E nos desculpem pela demora para postar pessoal ㅠㅠㅠ Estamos um pouco ocupados e pilhados então o tempo pra prepararmos posts tá ficando menor, esperamos que nos entendam ㅅㅇㅅ Provavelmente diminuiremos a frequência dos posts, mas não se preocupem que não abandonaremos vocês.
끝까지 힘을 거야.


2 comentários:

  1. Obrigado pela lição! Vocês são demais~ Mas... cadê os exercícios? Sinto falta deles... Abraço~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. logo logo eles voltam, só estamos esperando um assunto mais dinâmico, por enquanto é só definições básicas, logo passamos exercícios pra vocês forçarem a lembrar de todaaaaas elas.

      Excluir