20160107

Como as sílabas são feitas | 글자가 만들어지는 법

여러분, 안녕하세요?

Nos posts anteriores apresentamos a vocês todas as letras do alfabeto 한글 /han.geul/ e seus respectivos sons e pronúncias. Nessa lição iremos mostrá-los como usar essas letras devidamente, explicando a formação das sílabas básicas, que chamamos de 자모 /cha.mo/.

Vamos começar~! 시작합시다.



Ao aprende a escrever e ler o 한글 temos que ter em mente uma regra básica: “toda sílaba precisa no mínimo ter uma consoante e uma vogal”. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que toda e qualquer sílaba no coreano vai se iniciar com uma consoante.

Chamamos essas sílabas mais básicas de 자모 /cha.mo/ pois são feitas de apenas uma consoante mais uma vogal, ou seja, uma 자음 + uma 모음, e daí vem seu nome.


Mas como formamos isso na prática? Muito Simples!
Provavelmente por uma razão de economia de espaço as consoantes e as vogais se encaixam como um tipo de lego, às vezes mudando um pouco sua forma.

*Quando uma consoante se junta com uma vogal vertical (ou seja, uma vogal que possui um traço maior na vertical, como , , , , etc.), a consoante ficará sempre do lado esquerdo, enquanto a vogal ficará do seu lado, no lado direito da sílaba.


* Já quando uma consoante se junta com uma vogal horizontal (vogais que tem o traço horizontal maior, como , , , etc.) a mesma ficará em cima da vogal.



* Nas vogais compostas por // (como , , etc.) as consoantes se encaixam no espaço livre em cima do //.



Mas depois de entender como formar as sílabas, você pode estar se perguntando, mas e se a sílaba for composta apenas por uma vogal, como escrevê-la, uma vez que a regra diz que toda sílaba precisa começar por uma consoante? E é que usamos o .


Você deve ter percebido que dissemos na lição passada que o é mudo, ou seja, não tem som se colocada antes de uma vogal, logo você nunca usará uma vogal solta, como , , , , etc., mesmo que certa sílaba seja composta apenas por essas vogais, e sim + vogal, sem alternar o som da mesma.

------------
------------
------------
------------
------------
------------
------------
------------
------------

E pra tornar essa ideia ainda mais forte pra você selecionamos algumas (muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas) palavras pra vocês verem que é muito usado.


Agora que explicamos bem tudo isso, baixem o PDF dos exercícios para vocês poderem praticar o que aprenderam, nossas lições funcionaram assim: postaremos o exercício sem respostas, e no próximo post postaremos ele junto com o download da resposta da lição que fora postada. Segue o link para download.



Foi cansativo mas conseguimos trazer um post cheio de qualidade (acreditamos nós que esteja de qualidade) e que ajudem vocês a entenderem tudo sobre o e que esses exercícios ajudem vocês. Até a próxima semana.


7 comentários:

  1. Muito bom !!! Principalmente a facilidade para baixar o arquivo, alguns blogues são muito complicado, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado +silvana kim tivemos um cuidado com isso do link mto obrigado e faça o exercicios em hehe mais uma vez obrigado ㅅㅇㅅ

      Excluir
  2. muito bom e o exercício mega me ajudando. Vlew.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes que esteja de ajudando +Diogo Mendes esse o nosso propósito ajudar ㅅㅇㅅ

      Excluir
  3. Como demorei para achar um site que ensine pelo menos o básico para aprendermos e nos permita ter em PDF para revisar, muito obrigada mesmo, estão ajudando muitas pessoas. Maravilhoso trabalho!!!!!❤

    ResponderExcluir
  4. conteúdo muito completo, estou sofrendo para poder decorar tudo, seus exercicios me ajudam muuuito

    ResponderExcluir